“GÓTICO É A PROFUNDA REFLEXÃO DE SENTIMENTOS.”

O Gótico não se resume em tristeza, em palavras sombrias e em desejos de morte.Não é pálido e vago como muitos o fazem parecer.Geralmente, as pessoas têm uma idéia muito errada do que é ser Gótico. Gótico não se resume em lamuria, em perambular pelas ruas vestido de cadáver ou em adorar a penumbra e o abandono.


“Seja por música ou artes visuais.O Gótico mora na alma humana, mora na profundidade humana.Gótico não é morte, morte e morte, Gótico é vida!”
http://lagrimasdanoite.blogs.sapo.pt/


Enquanto a maioria dos movimentos sócio-culturais (ou tribos urbanas) busca a exposição, socialização e o consumismo, o movimento gótico se opõe. Os góticos preferem a solidão, evitam se expor e não são adeptos do consumismo massificado.
O termo Gótico foi usado como adjetivo ou classificação de diferentes manifestações artísticas, estéticas e comportamentais a longo da história.
GÓTICO foi usado pela primeira vez para se referir à arquitetura da Igreja Católica na Idade Média, também conhecida como "Idade das Trevas“. O termo é usado como sinônimo de medieval, sombrio, macabro e por vezes, sobrenatural. Ela é derivada do movimento pós-punk e foi influenciada por várias correntes artísticas, como o Expressionismo, o Decadentismo, a Cultura de Cabaré e Beatnick.
No Brasil eram conhecidos como DARKS. Essa subcultura gótica tornou-se entao um estilo de vida, associado aos gostos musicais dos anos 80 - gothic rock, death rock, trip hop, synthpop indie, etc. - até o presente, o visual é feito com maquiagem - bem marcante no rosto - e penteados alternativos como cabelos coloridos, desfiados e/ou desarrumados, e um conhecimento filosófico. Os temas musicais glamorizam a decadência e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, como o death rock, punk, andrógino, renascentista e vitoriano, ou combinações baseadas no negro, com adição de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.
A moda gótica é praticamente baseada na cor preta, porém não é uma cor obrigatória. Acredita-se que a escolha dessa cor deve-se ao fato dos mesmos transmitirem sempre sentimentos de tristeza e melancolia. Outra característica da estética gótica é o uso excessivo de maquiagem. Os olhos são bem marcadados e a boca ganha destaque com batons de cores escuros, muitas vezes também pretos. Para os cabelos não existe regra. Um estilo muito utilizado nos homens é o cabelo comprido e as mulheres o pintarem de vermelho intenso.
Os acessórios são crucifixos, cintos metálicos, coturnos, entre outros nas cores pretos ou vermelhos basicamente. É comum também ver entre os góticos roupas de personagens de suas inspirações ou adorações, como vampiros, anjos e também outros que ditam tendência como o caso dos personagens de Tim Burton e seu figurino. Percebe-se assim que os góticos tem uma estética chocante, que atrai a atenção por onde passam, além de exprimir seus sentimentos.
Desde então, a moda e os mais importantes estilistas vêm buscando no visual gótico inspiração para muitas de suas criações. Adaptar o visual gótico para roupas do dia-a-dia não é complicado. Uma boa idéia é apostar no look preto total, combinado com acessórios prateados ou vermelhos. Rendas, corpetes e sobretudos também ajudam na hora de montar a produção. A maquiagem pode ser um pouco mais carregada, com pó ou base clara, lápis ou delineador preto e batom vermelho. Mas cuidado para não ficar com a expressão muito carregada. Uma boa dica é buscar inspiração nos filmes do cineasta americano Tim Burton, um dos mestres em reproduzir a estética gótica no cinema, como fez nos filmes 'Sweeney Todd' e 'Edward Mãos-de-Tesoura'. Mas cuidado para não se empolgar muito e sair de casa parecendo a protagonista de 'Noiva Cadáver'.
Moda gótica mas ruas
A tematica gotica nas pinturas e gravuras: sempre muito melancolico
Filme de Tim Burton. Tematica gotica em "A noiva cadáver".
Desfile de Alexandre Hercovitch
Yoshiki Hishinuma

Desfile Alexander McQueen

Rodarte - especialista em roupas góticas

3 comentários:

  1. Noossa,isso foi fonte de inspiraçãao ´para meu trabalho de Artes.Muito bom mesmo.Á propósito,adorei a primeira frase,resumida e conclusivo sobre o ser gótico.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. uau!adorei os posts..
    me inspirou pra fazer algumas peças da minha coleção..Parabéns.

    ResponderExcluir