Happers

Para falar do estilo dos happers temos primeiro que falar do Rap, como música, pois foi ela que desencadeou o estilo de se vestir. Os Happers começaram na dec.60 na Jamaica com instalações de som nos guetos e produção de um pequeno palco em que subiam um Mc (Mestre de Cerimônia) que faz as rimas, estas protestavam o que de ruim passava toda a população do lugar e um Dj (Efeitos Sonoros) que realiza a sonorização. Na dec. de 70 os jamaicanos foram obrigados a emigrarem para os EUA por questões econômicas e sócias. Não poderia haver outra, o rap se espalhou pela classe baixa, que englobava negros e espanhóis, estes protestavam também. E de alguma forma, hoje o estilo hap americano é conhecido mundialmente e não é mais restrito as classes.

Em 1986, quando chegou aqui no Brasil, o Rap foi muito criticado pelas pessoas, pois achavam que era música da periferia e que aumentava a violência entre as pessoas. No entanto, na dec. de 90 souberam aproveitar do rap e surgiram as primeiras bandas brasileiras: Racionais Mcs, Pavilhão 9, Planet Hemp e Gabriel, O Pensador.


Sua característica são as batidas rápidas e aceleradas e as letras vêm em forma de discurso, sendo mais informação e pouca melodia. Seu cenário é composto por muito grafite e a dança um coadjuvante do Rap é feita com muitos movimentos rápidos e malabarismo corporal. A roupa, um essencial acessório para dança, é larga para proporcionar um efeito de volume nos movimentos desta.

(fotos)


Na moda, o happe fez grande influencia. Hoje muitos happers abriram suas próprias marcas e estas estão se espalhando por toda parte do mundo. O estilo Happe é um street wear, uma moda mais voltada para as ruas, é contemporânea e encaixa em quase todos os lugares. E um fato é que em muitos casos as pessoas importam mais pela marca que pelo próprio valor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário