Avanços para a modernização e a Ditadura

Hoje iremos postar sobre duas décadas muito importantes para o Brasil, a de 50 e a de 60 e sobre três movimentos de arte brasileiro.
Os anos 50, conhecido como “anos dourados”, foram marcados por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais não só no Brasil, mas no mundo todo. Com a chegada da televisão aqui, o meio de comunicação sofre grandes mudanças. O país da início ao engatinhamento rumo a modernização e começa a deixar de ser agrário com a migração das pessoas do campo para a cidade. No campo da política internacional, os conflitos entre os blocos capitalista e socialista (Guerra Fria) ganhavam cada vez mais força. Já aqui no Brasil a Chegada de Juscelino a presidência com a suas metas e promessa de governar 50 anos em 5 e o projeto de Brasília provocou profundas modificações na sociedade Brasileira. Os diversos acontecidos nessa década acabaram ocasionando o chute inicial do que seriam as grandes mudanças ocorridas nos anos 60.


A década de 60 representou para o mundo todo, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50. Podemos dizer que a década de 60, seguramente, não foi uma, foram duas décadas. A primeira marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações sócio-culturais, e no àmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo. A segunda em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos. Aqui no Brasil a decada foi de repreção, de falta de liberdade para se expressar, por conta da tomada de poder pelos militares em 1964, em uma ditadura militar que iria durar 21 anos.

Em meio a tantos acontecimentos nessas duas decadas surgi tres movimentos artistisco muitos importantes para o Brasil.
O primeiro é o Concretismo que veio como a reorganização social do País. Sua estetica muito se assemelha ao minimalismos, mas ele não teve nenhum tipo de influencia do mesmo. O concretismo abandona toda a ideia figurativa, para eles o concreto é aquilo que você esta vendo, nada mais, não existe abstração. È uma arte programada, organizada, calculada, inserida em um contexto cultural é uma arte movimento do seu tempo. Passa a ter o grafismo, um rigor matematico, a ideia de movimento com a ilusão optica, as figuras geometricas, alem do grande marco nosso com a Poesia concreta.


Elevação vertical - Hemelindo Fiaminghi




sem titulo - Ivan Serpa



Principais Artistas:
Hermelindo Fiaminghi
Ivan Serpa
Luís Saciloto
Franz Weissmann



O Segundo é Neoconcreto, que nasce de uma divergencia entre Sâo Paulo e Rio, que era o eixo aonde acontecia o concretismo. Um era livre e o outro estado mais preso, o q acaretou na divisão.O movimento surge como reação ao concretismo racionalista de explorações de ilusões opticas. Eles defendiam a arte não figurativa, a linguagem geometrica, e eram contra qualquer especie de tendencias inrracionais. Deram espaço a interatividade entre as pessoas e a obra, a arte deixa de ser só obra e passa a ser dialogo.Ela é usada como instrumento de construção da sociedade. A poesia neococreta já não é um marco como a concreta, ela acaba virando objeto. A arte passa a relacionar com ciencia e tecnologia, e sua relação com o espaço é bem grande, pois o mesmo se torna parte integrante do objeto de arte. A experimentação e as performance surgem cada vez mais forte e com isso surge o Parangolés de Helio Oticica que muito influenciou a todos. Helio tentava instaurar um mundo esperimental, onde o individuo interfiria nele, inserir a arte na vida. Com isso o neoconcretismo não era distante, diferente do concretismo. Com todas essas mudanças, o neoconcretismo estabeleceu-se como área polemica da Arte brasileira.



Amilcar de Castro







Parangolés - Hélio Oiticica



Principais artistas
Amilcar de Castro
Ferreira Gullar
Lygia Clark
Lygia Pape
Aluísio Carvão
Hélio Oiticica

O terceiro e ultimo é o Tropicalismo, o grande marco dos anos 60, a 1ª e maior manifestação da cultura brasileira. Movimento essencialmente musical, dando origem aos mais fortes e primeiros POP STARS brasileiro, saídos da nossa cultura pop. Eles saíram da Bahia eforam para o eixo Rio São Paulo para poderem fazer sucesso, pois somente lá as pessoas se destacavam. Eles surgem em meio a uma repreção muito grande, pois os Estados Unidos por debaixo do pano influenciava muito a opreção com medo que a America Latina torna-se comunista.Com isso não se podia expressar do jeito que eles queriam, e sim do jeito que o Governo queria, nessa época havia uma turma alienada, a Jovem Guarda, com musica extremamente vazia, sem nenhum engajamento político. Toda essa atmosfera propiciou o nascimento de uma cultura de esquerda, com o ideal de LIBERDADE DE EXPRESSÃO. O tropicalismo se torna um movimento que iria revolucionar as artes, a música, o cinema e a moda no final do século 60. Como na semana de 22, o tropicalismo foi uma arte de antrofagia, pois pegou tudo o que tinha lá fora e digeriu p a sua epoca, sendo uma forma de não deixar o Brasil tão atrasado em relação ao resto do mundo. Diferente do Americanods da época, que a bandeira representava a liberade, esse jovens tropicalistas odiavam o verde e amarelo, que representava a opreção. O tropicalismo pode ser considerado a nossa Pop Arte, pois popularisa a Arte, ele insere todos nesse mundo.



Foto da capa do disco Tropicalismo



"Eu organizo o movimento eu oriento o carnaval"


Principais Artistas
Hélio Oiticica
Caetano Veloso
Capinam
Gal Costa
Gilberto Gil
Glauber Rocha
Guilherme Araújo
Jorge Ben
Jorge Mautner
Júlio Medaglia
Lanny Gordin
Maria Bethânia
Nara Leão
Os Mutantes (Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee)
Rogério Duarte
Rogério Duprat
Tom Zé
Torquato Neto
Waly Salomão
Sérgio Sampaio


Vale apena dar uma olhadinha nesses videos, são bem interresantes, e falam um pouquinho do tropicalismo:


http://www.youtube.com/watch?v=4tzSETbQcJk&NR=1 1967-10-21 Festival MPB 6 Caetano


http://www.youtube.com/watch?v=Emm1oFoUtd0&NR=1 A Tropicália


http://www.youtube.com/watch?v=WSdHBHF1m5w Tropicalia- The DVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário