A estética Kitsch

A estética Kitsch é uma forma de manifestação que surgiu na Europa com a ascensão da burgesia mas que não foi muito bem aceita. O Kitsch é uma espécie de imitação da arte original, podemos encontrar réplicas reproduzidas de diversas obras de arte nas casas das pessoas, desde pinturas até estátuas e reproduções peças musicais gravadas em discos.
No Brasil o Kitsch se incorporou de tal forma na nossa cultura que fica difícil de distinguir o que é cultura brasileira e o que é Kitsch. O brasileiro absorveu muita coisa da arte européia, da arte africana e da arte americana produzindo um grande caldeirão cultural tornando o Kitsch praticamente a nossa arte popular sem que as pessoas percebam isto.










Caracteristicas Kitsch

Princípio de Inadequação: Ao deslocamento, junta-se a inadequação da forma, do estilo, do contexto, da função, de uso. Desvio em relação à finalidade, tamanho (abridores de garrafa gigantes), falsificação de materiais (flores de plástico), estilos contextos (anjos barrocos de gesso, para estantes) figurações em objetos utilitários (pêra de cristal, como baleiro). Funções secundárias que acabam suplantando a função principal, funções múltiplas em um único objeto. A inexistência de uma relação do tema com a estrutura geral da obra.

Principio de Acumulação: Objetos diversos sem um sentido, que possuem valor emocional e de baixo custo, que vão sendo acumulados sem uma unidade de adequação.(enfeites de geladeiras, cerâmicas, bibelôs). Além de tornar ambientes kitsch, também pode tornar pessoas em kitsch, quando ocorre o demasiado uso de enfeites ou adornos corporais. (brincos, colares, pulseiras, echarpes, etc).
Percepção
Sinestésica: O maior uso dos sentidos para impressionar o espectador, imagem, som, aromas (cartões de namorados perfumados). Repetição exaustiva de mesmos signos com significados semelhantes.

Principio de Mediocridade: com tantos artifícios, inadequação, acumulação, percepção sinestésica, o kitsch chega próximo do vulgar, mas essa mediocridade facilita a absorção do consumidor. Nem feiúra nem beleza extremas: esses são valores absolutos, que fogem do intuito do kistch.

Principio de Conforto: o que não cria problemas agrada; enche a vida da sociedade de consumo de sensações, emoções e pequenos prazeres (objetos cotidianos).

O kitsch está em todas classes sociais; é um elemento de nivelação social e histórico consumido indiscriminadamente por todos. Independente das diferentes possibilidades de status que o objeto kitsch possa suscitar, agrupa-se o kitsch em categorias: religioso (terços saturados de imagens), sexual (canetas com mulheres nuas), exótico (paisagens havaianas, indianas de fundo), doce (
anões de jardim), amargo (cobras, esqueletos de plástico fluorescentes), político (insígnia de partidos políticos em chaveiros), na moda (estampa de oncinha, cobra, zebra...) e também as combinações entre estas.









Companhia maritima 2008

Dentre os artistas, destaca-se o estilista Ronaldo Fraga, que fez da estetica Kitsch um estilo próprio.




Ronaldo Fraga




Desfile Ronaldo Fraga

Desfile Ronaldo Fraga - verão 2008


Um comentário:

  1. Nossa adorei os posts, sou super fã do Ronaldo Fraga, tive o prazer de assitir uma palestra dele no Natal pensando moda e me inspirei muito.Parabéns

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