Arte Contemporânea

Surge na segunda metade do século XX e continua ate nos dias de hoje. E falar sobre arte contemporânea, não significa que seja algo produzido no momento, mas sim aquilo que nos propõe um pensamento da própria arte ou uma analise critica da pratica visual. A arte funciona como um dispositivo de pensamento, interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só de historia da arte, mas também as que estamos acostumados a ver. Diferente do artista de vanguarda, o contemporâneo quer atribuir á sua arte outros significados, insinuando uma critica de imagem, devido ao excesso de informações que vemos todos os dias. Este processa linguagens aprofundando sua pesquisa e poética. A arte passou a ocupar o espaço da invenção e da critica de si mesma.
A tecnologia não foi o fim para a arte contemporânea e utilizam para diversos fins dentre eles questionar o próprio visível, alterar a percepção, propor um enigma e não mais uma visão pronta do mundo.
A atualidade da arte é colocada em outra perspectiva, o que determina a contemporaneidade é a qualidade da linguagem, o uso preciso do meio pra expressar uma idéia. Não sera por meio de um pincel ou de um computador que vamos qualificar a atualidade de uma obra de arte.
Dentre os artistas se destacam nomes como: Adriana Varejão, Alair Gomes, Cildo Meireles, Emmanuel Nassar, Ernesto Neto, Gilvan Samico, Helio Oiticica, Ligia Clark, Ligia Pape, Marcos Garrot, Paula Trope, Romero Brito, Wesley Duke Lee dentre outros.


2009 Luiz Carlos Barreto - Quadro a Quadro





Instalação de Adriana Varejão

Nenhum comentário:

Postar um comentário